Janeiro foi um mês que a gente ficou super antenado nos EUA porque aconteceram dois dos principais eventos mundiais que podem impactar o consumo e, portanto, o Varejo e a Indústria no mundo inteiro. Portanto, é importante para inspirar empresários, executivos, empreendedores e vendedores de empresas de qualquer porte em nosso país. Um é a NRF Retail Big Show, voltada para varejistas (que abordamos aqui https://bit.ly/2I1v5CT). E a outra é a CES.

A CES é a feira realizada em Las Vegas, que anuncia ao mercado as inovações tecnológicas que serão lançadas no ano. As grandes marcas lançam seus produtos inovadores que têm capacidade de mudar as regras do jogo. Por exemplo, o vídeo cassete foi a primeira grande invenção lançada na CES em 1970. O CD lançado em 1991 e assim por diante. Acompanhar a CES é navegar na crista das ondas inovadoras e você já pode comprar – A CES não é uma feira que mostra apenas tendências, é uma feira que mostra produtos na fase de comercialização. Mas vamos ao que interessa.

São muitos lançamentos impactantes na CES em 2019: tecnologia 5G, veículos autônomos, projeções impactantes e TVs maravilhosas com resolução que não sabemos explicar e que são compactadas a ponto de ficarem ocultas, para citar alguns exemplos. Mas separamos dois que nos chamou muito a atenção e que, de fato, têm o potencial para transformar nossas vidas:

Inteligência Artificial e Aumento da Humanidade: pode parecer incrível mas os lançamentos de robôs que nos ajudam no dia a dia e a manter a saúde estão por aí e serão muito impactantes. Eles nos farão companhia e estarão conosco para nos ajudar em tudo: serão nossos enfermeiros, nossos primeiros médicos, nossos amigos para nos ajudar a caminhar, vão purificar o nosso ar, vão nos ajudar a comer melhor, vão acionar ajuda caso estivermos em perigo. Lembra um pouco os Jetsons para quem nasceu antes dos anos 80, né? Enfim…esses robôs farão bem mais do que serviços domésticos, eles vão ajudar professores e instrutores em salas de aula, vão nos ajudar a ter mais segurança e mais saúde. Enfim…ter robôs como parte de nossas vidas é uma realidade e eles estão ficando com as feições humanas e reproduzindo nossas emoções. Vejam o Samsung Bot Care lançado na CES:

https://news.samsung.com/us/video-ces-2019-samsung-bots/

Mudanças na forma de produzir comida: a Impossible Foods lançou o Impossible Burger 2.0 é um hambúrguer vegetariano mas que tem textura de carne e gosto de carne. Ele é feito com uma espécie de seiva vegetal, extraída da soja e produzido de uma forma como se fosse em uma impressora…promete mudar o consumo nos EUA. É claro que existem muitos entraves a serem superados. Demorou para ser lançado por conta de problemas junto ao FDA (a Anvisa nos EUA).

https://impossiblefoods.com/food

Pois bem, já existem muitas coisas impressionantes que estão por ser lançadas em massa, precisaremos discutir alguns dilemas éticos, mas de fato há muitas pesquisas que prometem revolucionar a nutrição e a saúde, como a impressão e o cultivo de órgãos para transplantes. Nem os Jetsons nos preparam para isso. Confesse…dá um pouco de medo, né?