SOLUÇÕES EM ARQUITETURA DE CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento nada mais é do que a organização de todo o conhecimento que uma empresa possui ou precisa possuir. Todos os conteúdos, pesquisas, dados, experiências, pontos de vista e tudo o que pode resultar na melhoria de processos e de desempenho, são vistas como conhecimento e quanto mais acessíveis a todos, mais resultados podem trazer.

Portanto, a gestão do conhecimento visa não apenas transferir as informações da mente de um colaborador, para todos os outros, mas também buscar ativamente o que existe de conhecimento no mundo e que pode ajudar as pessoas a desempenharem suas funções para atingirem resultados superiores.

A arquitetura de Gestão de Conhecimento é o desenho de como esse processo funciona e é gerido dentro de uma empresa. O desenho da Arquitetura de Conhecimentos traz uma visão estratégica, pois organiza de forma sistemática e prática as necessidades de desenvolvimento versus o que já existe em termos de conteúdo na organização.

COMO FAZER ACONTECER?

Desenhar ou redesenhar a Arquitetura de Gestão do Conhecimento é o primeiro passo. Estruturar a forma de organização para atender às estratégias do negócio é importante e deve ser realizado com sabedoria, envolvendo pessoas de diversas áreas, que vão criar uma arquitetura e uma forma de operação única para a empresa.

O desenho apresentado a seguir é o MÉTODO PEOPLE para construção de Arquiteturas e os passos das etapas de implementação. O método pode ser utilizado para o desenho de Universidades, Academias ou Escolas.

O MÉTODO PEOPLE DE DESENHO DE ARQUITETURA DE CONHECIMENTOS

O método é desenvolvido envolvendo as pessoas de diferentes áreas da empresa para conseguir aderência ao negócio. Levantar as informações e cruzar com os objetivos estratégicos do negócio. Não basta apenas seguir os passos, é preciso ampliar a visão de modo a trazer as estratégias que vão atender aos objetivos da empresa. 

CONCEITO E ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

O foco principal do alinhamento estratégico é levantar informações capazes de subsidiar a tomada de decisões sobre os escopos envolvidos no desenvolvimento do projeto, garantindo o alinhamento dos produtos por eles gerados aos direcionamentos estratégicos da organização.

Tais informações devem ser coletadas através de visitas as unidades produtivas, reuniões com áreas internas, visitas a campo e entrevistas.

CONCEITUAÇÃO ESTRATÉGICA

É o guarda chuva estratégico, que integra propósito , objetivos, metas, indicadores, diretrizes  e outros elementos que  definem o
 no contexto da organização  e norteiam sua  atuação de forma sempre alinhada com as diretrizes estratégicas da empresa e seus diferentes negócios.

MODELO DE GOVERNANÇA 

É o conjunto de  regras que definem o formato institucional da universidade e a forma como ela se relaciona com a estrutura organizacional.

Além de definir seus principais articuladores, estabelecer a participação desses nos processos decisórios, o modelo de governança orienta as condutas,  práticas e mecanismos  de cooperação  entre seus participantes visando o desenvolvimento da universidade e o pleno exercício de seu papel na organização em que esta inserida.

DESENHOS DOS PROCESSOS

Aqui são desenhados todos os processos e fluxos que vão sustentar a operação das atividades.  O detalhe dos processos vai garantir que tudo está interligado e será viável de ser implementado. Deve seguir os padrões vigentes na empresa, pois poderá fazer parte do Sistema de Gestão da companhia, caso tenha um modelo definido. 

ESTRUTURAÇÃO DAS TRILHAS

É a identificação das necessidades de conhecimento dos  colaboradores das áreas envolvidas,  organizado de forma estruturada para permitir a criação de grades curriculares específicas para cada pilar  x  nível de conhecimento.

10 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO MÉTODO

Otimiza os resultados da empresa

Otimiza os resultados da empresa, pois integra recursos e cria uma visão à luz da estratégia e dos resultados da empresa

Otimiza e organiza conceitualmente

Otimiza e organiza conceitualmente todas as iniciativas educacionais já existentes.

Desdobra as estratégias em conhecimento

Desdobra as estratégias em conhecimento, considerando a importância das pessoas, para alcançar vantagem competitiva.

Prepara as pessoas

Prepara as pessoas com foco em atender aos desafios da empresa

Promove o nivelamento de líderes

Promove o nivelamento de líderes, trabalhando os conceitos de pipeline de liderança.

Desenvolve os ativos

Desenvolve os ativos intelectuais da organização  (conhecimento interno pré existente).

Atrai, motiva e retém talentos.
Considera toda a cadeia de valor

Considera toda a cadeia de valor e a disseminação das competências.

Promove práticas e trocas de experiências

Promove práticas e trocas de experiências entre os diferentes públicos envolvidos.

Promover a excelência

Promover a busca constante da excelência em todos os processos e áreas.

VAMOS TRANSFORMAR OS SEUS RESULTADOS?