Muitas pessoas dizem que não sabem vender. Essa é uma crença limitante que impede a pessoa de conhecer de fato que vendas é um processo e, dessa forma, pode ser desenvolvido, melhorado e treinado.

O cérebro da pessoa que tem essa crença funciona mais ou menos assim: se você acredita que não sabe vender, isso gera um certo desconforto mental, pois bloqueia o processo de aprendizagem “não sei e não vou aprender mesmo, então para que estudar?”.

O problema é que essa mentalidade forma um ciclo vicioso. A falta de conhecimento, apenas reforça o sentimento de aversão às vendas. Basicamente, todas as pessoas precisam saber vender. Seja vender um produto ou serviço ou vender sua imagem, suas habilidades em uma entrevista de emprego, por exemplo.

Fazendo uma analogia, vender é como aprender a tocar um instrumento: algumas pessoas podem até ter um talento especial, mas os melhores músicos, são aqueles que treinam longas horas a fio.  

Então, se você precisa saber vender (e quase todo mundo precisa), é necessário buscar conhecimento e colocar em prática. Simples.

Esse vídeo da Priscilah Plaça fala um pouco sobre isso. Assista e comece a embarcar na ideia de que “Se eu não sei vender, mas isso é importante para mim, eu posso e vou aprender”.