Atualmente, é fundamental que todas as empresas, sendo elas grandes ou não, multinacionais ou nacionais, entendam sobre o conceito de Universidade Corporativa. Porém, compreender esse conceito não é uma tarefa fácil, justamente pela complexidade de conhecimentos existente dentro de uma Universidade Corporativa. Sendo assim, para vocês não ficarem muito perdidos quanto ao conceito, deve-se entender que a Universidade serve como uma ferramenta para acelerar o desenvolvimento da empresa, de forma que o aprendizado necessário para ela seja obtido com rapidez e eficiência.

O grande dilema de tudo isso é como que o conhecimento necessário será passado para a empresa, e também como que o conhecimento já existente na empresa será manuseado dentro dela através da Universidade Corporativa. Para isso é necessário saber que a gestão do conhecimento nada mais é que todo o aprendizado que uma empresa possui ou precisa possuir. Logo, para se obter um resultado positivo à empresa após entender o círculo de gestão de conhecimento dela, o próximo passo será um fator determinante, que por sua vez precisará da criação de uma arquitetura de gestão do conhecimento.

Essa arquitetura será responsável por elaborar um desenho mostrando como o processo da gestão de conhecimento funciona. Esse desenho consistirá na solução para a melhoria do desenvolvimento da empresa. Onde terá um conceito estratégico que auxiliará a chegar no objetivo desejado, visando transferir as informações existente na mente do colaborador para as pessoas, além de buscar conhecimento existente no mundo que pode ajudar as pessoas a desempenharem suas funções. Não se pode esquecer do conhecimento que a empresa já possui dentro dela, que por sua vez precisará se tornar acessível a todos.

A universidade corporativa utilizará de recursos digitais como uma ferramenta facilitadora quanto na parte da difusão do conhecimento existente na empresa, como também uma forma de aprendizado novo para ela. Isso acontecerá através de aplicativos, e-books, vídeo aulas, infográficos e jogos digitais. Porém, deve-se lembrar que para utilizar dessa tecnologia requere um investimento financeiro maior, sendo assim também é disponibilizado de recursos presenciais onde exigem uma verba menor a ser aplicada. Alguns exemplos são os treinamentos presenciais, ações outdoor, jogos de tabuleiro, checks de conhecimento, entre outros.

Agora que acredito que a compreensão do que é uma Universidade Corporativa e como ela funciona ficou mais clara, falarei de alguns dos benefícios e vantagens que o método traz. Otimiza os resultados das empresas, organizara e alavancará conceitualmente todas as iniciativas já existentes na empresa, prepara as pessoas com foco em atender os desafios da empresa, promove o nivelamento de líderes, desenvolve os ativos intelectuais da empresa, além de atrair, motivar e reter os talentos dentro dela. Esses são uns dos principais resultados do método, entretanto existe muitos outros benefícios não falados aqui que a empresa adquire aumentando o seu capital intelectual.