CONSULTORIA COMERCIAL ESTRATÉGICA

Muitas vezes, implementar mudanças efetivas na gestão e no comportamento das equipes comerciais é um desafio grande e complexo. Mais do que técnica e treinamento, a grande questão é criar formas para transformar o mindset da equipe comercial e prepará-la para executar a estratégia de vendas da empresa dentro do novo papel do vendedor e das mudanças no mercado.

A consultoria comercial propõe construir o modelo de vendas com foco em gestão, pessoas e processos, criando as bases para uma mudança cultural na companhia.

Primeiramente é realizada a análise da situação atual levantando os entraves para o crescimento, o modelo atual de vendas, a liderança e a equipe comercial e os elementos culturais da companhia, identificando os gaps de performance. A partir desse ponto, sugerimos um modelo de transformação e desenvolvimento da equipe e um plano de implementação para garantir que as ações sejam implementadas e que a mudança de fato aconteça. Nesse sistema, o Programa de Treinamento entra como uma sustentação para o modelo, trabalhando de forma totalmente customizada e dentro da realidade de cada cliente.

COMO FAZER ACONTECER?

A partir dos pilares Estratégia, Gestão, Processos, Pessoas e Cultura Corporativa, desdobramos em um modelo de Excelência em Vendas de Valor, com foco em resultados de forma customizada.

É desenhado em conjunto com a empresa um modelo único, baseado nos gaps de performance para atingir os objetivos almejados. Auxiliamos na criação e na implementação inicial do desenho de uma Cultura de Vendas Consultivas, definindo padrões de entrega e de desempenho para as equipes comerciais.

O desenho apresentado a seguir é a Peoplelogia, método People para consultoria e os passos das etapas de implementação. O método pode ser utilizado em empresas que desejam criar ou mudar o modelo de vendas.

BASE CONCEITUAL DO MODELO

TEMAS A SEREM ABORDADOS NA COMPOSIÇÃO DO MODELO

ESTRATÉGIA

  • Qual a estratégia da empresa

  • Qual a coalisão criada entre os líderes para execução da estratégia

  • Quais os indicadores e metas estratégicas e financeiras o vendedor deve ter conhecimento

  • Como é criada e comunicada a visão de mudança

  • Produtos, Mercados e Clientes

PROCESSOS

  • Mapa de valor da empresa (fluxo de atendimento e geração de valor ao cliente)

  • Método de Planejamento de vendas

  • Rotinas e ferramentas

  • Grau de implantação do modelo atual

  • Fluxograma do macro processo de vendas:

  • Pré venda

  • Planejamento

  • Visita de vendas

  • Pós vendas

  • Objetivos e Metas

  • Indicadores (controles)

  •  

PESSOAS

  • Aspectos comportamentais (Atitude de dono, Motivação, Maturidade)

  • Perfil, Papéis, Responsabilidades e macro fluxos dos líderes, vendedores e técnicos

  • Objetivos e Metas de desenvolvimento

  • Indicadores

  •  

GESTÃO

  • Aspectos comportamentais dos gestores (Atitude de dono, Motivação, Maturidade)

  • Critérios de avaliação de desempenho em vendas

  • Modelo de gestão dos processos

  • Modelo de gestão das pessoas

  • Gestão do Funil de vendas

  • Rituais de gestão

  • Como são gerenciados os Objetivos e Metas

  • Como são gerenciados os Indicadores

  •  

OS TÓPICOS APRESENTADOS ACIMA SÃO UMA SUGESTÃO INICIAL, PODERÃO SER ALTERADOS EM CONJUNTO COM OS DECISORES CONFORME APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DO PROJETO. 

Será realizado o mapeamentos dos elementos para implementação da mudança cultura (cultura atual x desejada) e, após análise, será sugerido um plano de mudança.

 

1. Artefatos, Valores Expressos e Dimensões culturais

2. Análise do atual senso de urgência

3. Análise da coalisão administrativa forte

4. Análise da atual visão para a mudança

5. Análise da comunicação

6. Análise do empoderamento da base

7. Análise das metas de longo e curto prazos para a mudança

Trabalho realizado com base conceitual no trabalho de John Kotter e Edgar Schein e com a base prática do modelo People and Sales.

ETAPAS DO PROJETO

=

1

Entendimento da situação atual e pretendida

=

2

Desenho Customizado do Modelo

=

3

Sensibilização da liderança e equipes para implantação da mudança

=

4

Treinamento das equipes

=

5

Apoio à implementação

Vamos TRANSFORMAR OS SEUS RESULTADOS?